domingo, 2 de novembro de 2008

Dançando Lambada!

Surgido no Pará na década de 70, a lambada é um ritmo eminentemente brasileiro resultante da fusão de ritmos já existentes no Brasil como o forró, na região Nordeste e o carimbó, da região Amazônica, e outros ritmos da América Latina como: a Cumbia e o Merengue. Diversos relatos de paraenses contam que uma emissora local chamava de "Lambadas" as músicas mais vibrantes. O uso transformou o adjetivo em nome próprio, batizando o ritmo.
A dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
A Lambada chegou e se desenvolveu em Porto Seguro. Inicialmente era dançada durante o dia e a noite nas areias das praias, em frente às barracas, passando mais tarde para os salões. De Porto Seguro foi para São Paulo, onde virou febre na cidade, mas teve a sua consagração nacional após o grande sucesso, na França, do grupo Kaoma, em 1989, com a música "Chorando se Foi".
Assista ao clipe da música:
O sucesso da lambada aqui e no exterior explode e em pouco tempo o ritmo está presente em filmes e praticamente todos os programas de auditório aparecendo até em novelas. É a hora dos grandes concursos e shows. A necessidade do espetáculo faz com que os dançarinos criem coreografias cada vez mais ousadas, com giros e acrobacias.
Depois de algum tempo o ritmo entrou em crise e a lambada foi perdendo espaço nos salões de dança. No entanto, o uso de músicas que tivessem a batida característica da lambada continuaram a ser tocadas. Assim novos estilos de dança apareceram influenciados pelo ritmo. O mais famoso de todos é o Zouk.
A lambada tem a sensualidade e o vigor necessários para encantar o mundo. Sua difusão nos deixou grandes legados. Boa parte dos talentos da dança de salão de hoje surgiram a partir da lambada. Foi esse ritmo que levou os jovens a conhcecer a dança de salão. E a visibilidade internacional conquistada - a lambada é a nossa dança de par mais conhecida no exterior (mais até que o samba), mas principalmente o resgate do direito de dançar abraçado, perdido a décadas.
Mais Informações:

Nenhum comentário: