quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Zouk, o filho da lambada

O zouk nasceu nas ilhas caribenhas de colonização francesa, mais frequentemente praticado nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. É um termo da língua kreole (mistura do francês com línguas africanas) que significa festa. Porém, nos seus lugares de origem existe uma forma de se dançar diferente da que se dança no Brasil.
Aproveitamos esse novo estilo musical para por em prática nossa velha conhecida lambada, que como foi dito no post anterior, entrou em decadência há alguns anos como música, porém nunca morreu como estilo de dança. Tanto que por algum tempo, quando a moda de dançar lambada estava em seu auge, o zouk era chamado de lambada francesa.
Dançamos o zouk como se dançava lambada, só que de forma mais lenta e sensual, mas os passos e movimentos são basicamente os mesmos. Uma característica básica da dança são as jogadas de cabeça e movimentos contínuos, que resultam em um passeio em liberdade melódica, com respiração nas pausas. É claro que como qualquer dança, os passos estão em constante evolução, sofrendo influências de outros ritmos, o que traz algumas diferenças entre a lambada-zouk de hoje e a lambada de antes.
A sensualidade do ritmo desperta o interesse dos jovens e torna o Zouk um dos estilos mais atraentes da dança de salão. Sua musicalidade enseja o romantismo, fortalecendo um dos mais gratificantes prazeres da vida, que é dançar. Assista o video abaixo e se entregue também a esse ritmo envolvente.


Mais Informações:

3 comentários:

Eudes Benicio disse...

Zouk é mto bom d se dançar... heheheheheheeh, é beeemmm sensual mesmo, quase de uma saudável pornografia!! heheheeheehh

abraço Gisele!

Unknown disse...

Adorei esse video...Essa dança é mesmo linda...Amo dançar e é sempre bom ter videos como esses para apreciarmos....

Rhanna Rosa disse...

Sou uma grande admiradora deste tipo de dança de salão!
É um ritmo muito envolvente mesmo.
Estava aguardando há tempos este post e adorei quando o vi. Muito bom saber mais sobre o Zouk.
Só um detalhe!gOSTARIA de ter visto outro dançarino no vídeo![kkkkkkkkkkk]
ps.: Não poderia faltar!

Muito bom!!!