quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dança Esportiva

A dança de salão de competição é conhecida no mundo todo como "Dancesport" ou "Ballroom Dance". Essas danças seguem passos restritos divididos em três níveis de aprendizado (bronze, prata, e ouro). Existem dez danças com estilo internacional e nove danças com estilo americano.

A dança esportiva se divide em duas seções: Danças Latinas – rumba, chachacha, paso doble, samba internacional e jive – e Danças Standards – valsa lenta, valsa vienense, slowfox, quickstep e tango internacional. Carla, graduada e mestre pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), explica que em razão de a dança de salão ser vista como arte, avaliá-la se torna muito subjetivo. “Na competição de dança esportiva, os critérios utilizados pelos juízes são objetivos como em qualquer esporte. Essa é uma diferença marcante que separa totalmente a dança de salão da esportiva.”


A dança esportiva ajuda a aumentar a resistência cardiovascular, incorporar uma postura adequada, e manter o equilíbrio no dia-a-dia. A idade para o início da participação em competições de dança esportiva é aproximadamente 13 anos para a menina e 15 para o menino.

Na Europa, essas competições são realizadas há quase um século, enquanto no Brasil, ainda são pouco conhecidas. Mas essa modalidade competitiva ganha cada vez mais adeptos. Programas de televisão têm ajudado nessa divulgação. É o caso de “Bailando por um sonho”, do SBT. CSC

Os comitês de dança de salão internacional estão constantemente fazendo pressão para incluir esse esporte nos jogos olímpicos de verão.

Mais Informações:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_de_sal%C3%A3o
  • http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2007/espaco76fev/0esportes.htm

4 comentários:

Anônimo disse...

Minha Caríssima,

Li teu recado em meu blog e agradeço pelas tuas palavras tão sinceras e carinhosas; aproveito para também te dar os meus parabéns pela iniciativa do Blog (o qual pretendo visitar com mais tempo e freqüentemente) e deixar registrado meu carinho e admiração por ti...

Um fortíssimo abraço e vá sempre em frete,

Silvério Duque

Mariana Almofrey Nogueira disse...

Calouraaaa
tá lindo seu blog!!!
amei os bonequinhos dançando!! xD
um bjãooo
;*

Anônimo disse...

Adorei saber um pouco mais sobre a dança esportiva.E estou muito curiosa pra saber qual será sua próxima postagem.
Bjs

Anônimo disse...

Adorei este blog Gi
Irei visitá-lo sempre, pois quero saber mais sobre a arte da dança.
Bjs