quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Salsa: O Tempero Picante da Dança

Pouco ou quase nada se tem escrito sobre as origens e a evolução da dança hoje conhecida como salsa. Uma das versões quanto à sua origem diz que derivou do danzón que era uma dança praticada em Cuba, com músicas fortes e melodia rica; outra diz que nasceu da mistura estilos praticados em Porto Rico influenciado pelos ritmos cubanos; já uma terceira versão diz que teria surgido em Nova Iorque, da mistura das Big Bands aos ritmos dos imigrantes cubanos e porto riquenhos. O nome Salsa se refere ao tempero, a algo picante, o que caracteriza efetivamente o ritmo. A Salsa cada vez mais se incorpora às danças tradicionais de Salão no Brasil mas teve seu auge na década de 60.

No final do século XVIII o homem tomava a mulher com a mão direita no centro das costas. Existia uma grande separação na zona pélvica e a aproximação se dava no torso, ambos dançando com as pernas semiflexionadas. Esta distância entre os pares se devia ao fato de que as jovens iam acompanhadas por suas famílias e era mal visto por todos o fato de os pares dançarem muito próximos. Ao dançar sempre se flexionavam os joelhos e com eles movia-se todo o corpo, sem deslizar (porque o chão era de terra). Por isso os pés se levantavam de forma exagerada. Conforme foi chegando às cidades do oriente, a maneira de se dançar o
son foi mudando. Os movimentos se tornavam mais suaves e a postura foi se assemelhando à do Danzon (embora menos rígida). O homem toma a mesma postura do son montuno, porém trocando a postura extremamente inclinada por uma mais moderada; além do mais, nas cidades podia-se arrastar os pés. Aqui o homem coloca a perna direita entre as da mulher, e o passo básico consiste em avançar e retroceder. Existe uma característica fundamental: o movimento da caixa torácica se inclinava para as laterais. No momento de pisar o pé direito o tórax se inclinava para a direita e ao pisar o esquerdo, se inclinava para a esquerda.
A salsa é um ritmo latino que mistura sensualidade e técnica. Á primeira vista pode parecer uma dança com passos complicados, mas é só conhecer um pouco e se entregar ao ritmo "caliente" que envolve seu corpo para descobrir o sabor desse tempero em sua vida.


Mais Informações:

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Gi.Realmente é muito importante que as pessoas voltem a apreciar a dança é uma expressão maravilhosa.

Anônimo disse...

Realmente você está de parabéns!!!!!!

Mab Caroline disse...

Eu a-do-ro dançar. Então este blog está perfeito para mim. Quando vai sair uma postagem sobre o tango? Adoro!! O Blog está massa, Gi!