segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Forró: O arrasta-pé que todo mundo sabe

Quem nunca arriscou um "dois-pra-cá, dois-pra-lá" que atire a primeira pedra. O forró é um dos ritmos mais populares da dança de salão. Essa dança brasileira, de origem nordestina, é conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, e forrobodó. No forró, vários ritmos musicais dessa região, como baião, o coco, a quadrilha, o trojão, o xaxado e o xote, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro, um zambumbeiro e um tocador de triângulo.
Existem duas versões para designar o termo forró. Há quem diga que vem de “for all” (em inglês “ para todos”), o que indicava o livre acesso aos bailes promovidos pelos ingleses que construíam ferrovias em Pernambuco no início do século; no entanto, há quem defenda a tese de que a palavra forró vem do termo africano “forrobodó”, que significa festa, bagunça. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia, possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés do índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e com o balançar dos quadris dos africanos. Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foi Luiz Gonzaga que fez o forró cair no gosto popular e ser o sucesso que é hoje. Após vencer o preconceito do diretor artístico da rádio, que o proibia até de usar as roupas típicas do caboclo nordestino e que seriam depois sua marca registrada. Os migrantes nordestinos também contribuíram para difundir esse ritmo, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para cada um de seus estilos. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
Aprenda alguns passos básicos:


Especialmente popular nas cidades brasileiras de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió e Recife, onde são promovidas grandes festas. Atualmente, o forró está novamente no auge do sucesso e vem conquistando adeptos entre os jovens e adolescentes de todo país. Esta procura por um ritmo que até pouco tempo, era visto com preconceito, está mais uma vez mudando “ a cara” do forró.

Mais Informações:

9 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o forró é o ritmo que eu mais gosto de dançar na dança de salão. Com passos simples você consegue se entregar ao ritmo. Muito bom mesmooo!

Unknown disse...

Vc tá demais!!!! Amo esses seus artigos e esse sobre forró, uau demais mesmo!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Gigi adorei esse post, minha cara realmente. Vi coisas que eu já sabia, e aprendi as que eu não sabia, ótimo isso. Continuei a ve alguns outros videos pra aprender mais. Beijos e Parabéns pelo blog.

Bruna.

Hanna Nolasco disse...

Chicheeele! ;D
Adorei seu blog! A temática é ótima. Adoro danças, apesar de não saber dançar quase nada.
Um beijão!

Roberta Rodamilans disse...

uhú aprendi tudo!

Joseane disse...

humm!! forró é Mara!!!

Tuanny Dias disse...

Não entendo muito de forré e tbm não é um ritmo q eu goste muito,eu escuto mas não curto.
E fiquei feliz em poder ter aprendido um pouco mas sobre essa dança.

Blog Mara!

BJUS GIGI!

Rhanna Rosa disse...

Esse ritmo eu gosto muitooo[só perde para o zouk!=D].Em qualquer lugar, se começar a tocar, eu já estou dançando. O problema é que os feirenses não convidam muito as damas para dançar.Mas não tem problema!Até sozinha eu arrasto o pé!
Forró é ótimo!!
Parabéns pela postagem !

Anônimo disse...

de todos os ritmos o forró é o mais facil.É só deixar se levar pelo ritmo da zabuba e mandar ver.