Quem nunca arriscou um "dois-pra-cá, dois-pra-lá" que atire a primeira pedra. O forró é um dos ritmos mais populares da dança de salão. Essa dança brasileira, de origem nordestina, é conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, e forrobodó. No forró, vários ritmos musicais dessa região, como baião, o coco, a quadrilha, o trojão, o xaxado e o xote, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro, um zambumbeiro e um tocador de triângulo.
Existem duas versões para designar o termo forró. Há quem diga que vem de “for all” (em inglês “ para todos”), o que indicava o livre acesso aos bailes promovidos pelos ingleses que construíam ferrovias em Pernambuco no início do século; no entanto, há quem defenda a tese de que a palavra forró vem do termo africano “forrobodó”, que significa festa, bagunça. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia, possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés do índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e com o balançar dos quadris dos africanos. Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foi Luiz Gonzaga que fez o forró cair no gosto popular e ser o sucesso que é hoje. Após vencer o preconceito do diretor artístico da rádio, que o proibia até de usar as roupas típicas do caboclo nordestino e que seriam depois sua marca registrada. Os migrantes nordestinos também contribuíram para difundir esse ritmo, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.
O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para cada um de seus estilos. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
Aprenda alguns passos básicos:
Especialmente popular nas cidades brasileiras de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió e Recife, onde são promovidas grandes festas. Atualmente, o forró está novamente no auge do sucesso e vem conquistando adeptos entre os jovens e adolescentes de todo país. Esta procura por um ritmo que até pouco tempo, era visto com preconceito, está mais uma vez mudando “ a cara” do forró.
Mais Informações:
9 comentários:
Realmente o forró é o ritmo que eu mais gosto de dançar na dança de salão. Com passos simples você consegue se entregar ao ritmo. Muito bom mesmooo!
Vc tá demais!!!! Amo esses seus artigos e esse sobre forró, uau demais mesmo!!!!!!!!!!!!
Gigi adorei esse post, minha cara realmente. Vi coisas que eu já sabia, e aprendi as que eu não sabia, ótimo isso. Continuei a ve alguns outros videos pra aprender mais. Beijos e Parabéns pelo blog.
Bruna.
Chicheeele! ;D
Adorei seu blog! A temática é ótima. Adoro danças, apesar de não saber dançar quase nada.
Um beijão!
uhú aprendi tudo!
humm!! forró é Mara!!!
Não entendo muito de forré e tbm não é um ritmo q eu goste muito,eu escuto mas não curto.
E fiquei feliz em poder ter aprendido um pouco mas sobre essa dança.
Blog Mara!
BJUS GIGI!
Esse ritmo eu gosto muitooo[só perde para o zouk!=D].Em qualquer lugar, se começar a tocar, eu já estou dançando. O problema é que os feirenses não convidam muito as damas para dançar.Mas não tem problema!Até sozinha eu arrasto o pé!
Forró é ótimo!!
Parabéns pela postagem !
de todos os ritmos o forró é o mais facil.É só deixar se levar pelo ritmo da zabuba e mandar ver.
Postar um comentário