segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A História da Dança de Salão


Antes de contar como a dança de salão surgiu vamos contextualizar o papel da dança na história. A dança é uma das artes mais antigas de que se tem conhecimento. A expressão corporal é de fundamental importância para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, além de que quando efetuada em grupo proporciona uma convivência social saudável e ainda, trazendo grande paz de espírito e benefícios ao organismo.
As primeiras danças sociais, como eram chamadas as danças em casais, surgiram no séc. XIV. Eram a base dance (1350-1550) e o pavane (1450-1650), dançadas exclusivamente por nobres e aristocratas. A Idade Média foi um período em que a dança, considerada pagã pelo clero foi condenada e proibida. Nos sécs. XIV e XVII a Inglaterra foi berço da contradanse, também só dançada pela Corte. Os mestres utilizavam muito dos desenhos geométricos no chão: o círculo, o losango, quadrados, retângulos, pois essas danças eram para serem vistas de cima, pelos aristocratas e nobres.
Com o passar do tempo a dança de salão foi se profissionalizando, com a criação da Real Academia de Música e Dança pelo rei Luís XIV, da França, sendo que a partir daí não é mais possível a participação de amadores dando espaço para qualquer pessoa aprender a dançar com objetivo cénico, por outro lado a corte continuou com seus bailes sociais. A popularização das danças sociais deu-se em 1820 através do Minueto, desenvolvendo-se o cotillos e a quadrille.
A forma de dança em casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, aonde deu origem às muitas variedades a medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, a rumba etc
No Brasil a dança de salão foi introduzida em 1914, quando a suíça Louise Poças Leitão, fugindo da I Guerra Mundial, aportou em São Paulo. Ensinando valsa, mazurca e outros ritmos tradicionais para a sociedade paulista, Madame Poças Leitão não imaginava que iria criar uma tradição tão forte, seguida por discípulos que continuariam a divulgar a dança de salão, entre elas o Núcleo de Dança Stella Aguiar.

Mais Informações:

14 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia q a dança era tão antiga assim,como é bom ficar por dentro das coisas neh..adorando esse blog doida para saber qual será o proximo post.

Rhanna Rosa disse...

A maioria das pessoas que iniciam a dança não sabem a origem dela.Acredito que o conhecimento de como e onde esta surgiu pode proporcionar uma maior relação com a dança, com o ritmo, com a tradição que muitas vezes é perdida.E nada melhor que aliar informação ao bem estar físico.
Parabéns!!Espero mais postagens!
Rhanna Rosa.

Anônimo disse...

é uma dança muito envolvente,tem q ter seduçao,comunicação olho no olho e deixar o corpo ser levado pelo ritmo.maravilhosa essa dança!

laise cruz(menininha)

Anônimo disse...

NOosSaAa como dançar têm história, imagine só como surgiu nehhhh um casal feliz por seu amorr abraçados se balaçam para um lado e para o outro , e vê q aquilo é bom e desenvolve outros passos novas danças e por aí vaiii (pq na maioria e acredito em todas as artes surgem com amor e do amor a algo)....È PELO VISTO ESTE BLOG TÊM BALANÇO E MUITA COISA PRA CONTAR... Até a próxima dança.

Inter_loukO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostei de saber sobre a história da dança! Já sabia um pouco, mas sempre é bom saber mais. Agora quando quiser saber, venho aqui e fico por dentro do assunto, sobre a dança de salão e outras danças também.. =)


Bruno Mendonça

Anônimo disse...

Gi amei seu bog
vou visitar sempre!!!

rsrsr

Anônimo disse...

Muito produtivo seu blog, o conteúdo é muito bom! Passsarei mais vezs! Parabéns

Tobias & Lays disse...

Quem não conhece a dança pensa que é simplismente pegar uma parceira e seguir um ritmo de musica. Mais pelo o que vc nos proporciona ela é uma arte muito antiga,e que é uma arte.
Parabêns e espero poder ver varios blogs feito por vc. Ate a proxima dança.

Unknown disse...

bom assunto esse viu...adoreii
apesar de ter feito dança de salão nao sabia muito sobre sua historia!
bjO gigi

Line disse...

Muito Bom o Blog!!
Amei saber um pouco mais sobre a dança de salão que é uma dança belíssima e que encanta a todos que a praticam e admiram! Parabéns Gisele!

beijoO

Anônimo disse...

eu acho a danca um ponto onde a pessoa pode relaxar brincar e se diverti eu adoro danca tem varios tipos de danca a atraente sensual mais eu gosto de dancar um tmago
e uma danca maravilhosa

kethy disse...

vou copiar pro meu trabalho de educação fisica.

adorei

bjs

by:Kethy

LEONOR COSTA Editora JFD disse...

Caros, a informação neste post, sobre a introdução da dança de salão no Brasil, está incorreta. Nossos primeiros professores de dança de salão foram os professores de etiqueta e dança social da corte portuguesa, que vieram com dom João VI para o Brasil, no século 19. O primeiro anúncio de aulas de dança foi publicado em 13 de julho de 1811 na Gazeta do Rio de Janeiro (por sinal, nosso primeiro jornal também). O anunciante foi Luís Lacombe, mestre de danças da casa real portuguesa e professor de dança de dom Pedro I. Documentação história e mais informações em http://premioculturadadancadesalao.blogspot.com/ ou em www.jornalfalandodedanca.com.br (tag 200 anos dança de salão)
Sds
Leonor Costa
editora do Jornal Falando de Dança