quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Comissão Brasileira da Dança de Salão


A Andanças (Associação Nacional de Dança de Salão) foi criada em 2001 na Primeira Semana da Dança da Mimulus em Belo Horizonte. Mas a primeira ação efetiva só veio a acontecer em fevereiro de 2003, novamente na Semana da Dança, quando Baby Mesquita, diretora da Mimulus, aponta para a urgência e a grande necessidade da classe, propondo a instalação imediata de uma associação nacional. Apesar da real necessidade de organização ficou decido que antes de efetivá-la seria preciso divulgar o máximo possível - dando espaço a todos os interessados para participar de sua elaboração.

A Associação tem o objetivo de divulgar a dança de salão, promover o intercâmbio e o aprimoramento profissional, realizar grandes eventos, criar um código de ética e disseminá-lo, lutar de maneira organizada pelos interesses gerais da classe de dança de salão, fortalecer o mercado, preservar as características culturais e artísticas da dança de salão, com respeito à suas diferentes formas e manifestações.

Mais Informações:

domingo, 26 de outubro de 2008

Vem Dançar!

Inspirado na história real de Pierre Dulaine (Antonio Banderas), o filme Vem Dançar conta a trama do professor e competidor que ensina dança de salão como voluntário à turma de dentenção de uma escola pública do centro de Nova York.
A princípio Dulaine encontra resistência dos alunos, mais interessados em Hip-Hop, quando tenta apresentar seus métodos clássicos. Desse confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois ritmos e criando uma fusão única e cheia de energia. A narrativa mostra a força de vontade de um homem que luta por uma sociedade melhor. Quando Dulaine se torna um mentor para seus alunos, ensinando-lhes valores universais através da disciplina da dança, ele os motiva a aprimorar suas habilidades para participar de um concurso e compartilha valiosas lições sobre educação, respeito e honra.


No filme a dança tem um importante papel social. Durante todo o enredo as diferenças de classe são evidenciadas como estereótipos típicos da sociedade. O Hip-hop das classes baixas e populares contrapondo-se ao estilo clássico da dança de salão para os mais abastados. No entanto, a energia e emoção postas no modo de dançar é igual para todos, independente do ritmo. Essa é a principal idéia do filme. Transpor as formas de preconceito e desigualdade através da dança, caracterizando mais uma vez seu caráter multicultural.

De maneira envolvente o filme demonstra a mistura entre os estilos de street-dance com as danças clássicas de salão. Todas as coreografias são bem desenvolvidas, destacando-se o tango dançado por Pierre e a parceira Morgan. (Assista) Mas, uma das cenas mais espetaculares acontece no final, quando é dançado um tango a três.




Mais Informações:

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dica de Site: Agenda da Dança de Salão Brasileira


Para quem deseja estar por dentro de tudo o que acontece nos salões de dança brasileira o site dançadesalao.com é a melhor alternativa. Através de uma interface didática o site é dividido em 8 canais de acessibilidade: Agenda de Bailes; Coberturas; Artigos; Dicas de Filmes; Academias/Dançarinos; Vídeos; Fórum e Loja Virtual. Possui parceria com o Jornal Dance em São Paulo e com Jornal Dance News no Rio de Janeiro, além de links com outros sites relacionados.
No ar desde 20 de fevereiro de 1997, a página na internet se dedica a divulgar informações que objetivam ampliar o intercâmbio e a valorização da dança de salão no Brasil e no mundo. Encontramos no site a relação de academias e centros de dança; agenda com o calendário completo dos bailes; dicas dos CD's mais tocados; um guia com informações sobre vestuário e ainda um espaço reservado aos famosos bate-papos.
Assita a um trecho da entrevista de Marco Antonio Perna, Webmaster da Agenda da Dança de Salão Brasileira, no programa Cyber Café da Vinde TV (NET, TVA), no dia 07 de novembro de 1998.

Profissionais e academias de dança podem preencher um cadastro para participarem da lista de busca no site. Outros interessados têm a opção de participar da Lista de Discussão. Ela é destinada a debater assuntos sobre o tema, informar novidades e divulgar eventos.

O site já foi premiado por 6 vezes na rede e teve louvadas citações em jornais e revistas do mundo. “Se depender da interatividade promovida pela Internet, os pés-de-valsa cariocas não ficarão uma só noite sem rodopiar nos salões da cidade. A equipe do site Dança de Salão faz um trabalho de primeira ao divulgar locais e horários de bailes no país inteiro e ao aproximar os simpatizantes do gênero numa comunidade virtual. Na seção ‘Históricos’, o visitante encontra preciosidades como o manual de boas maneiras nos salões."
O Globo/O Globo On - Informática etc/Internet etc, em 06/07/1998.
A página virtual oferece conteúdo suficiente para suprir qualquer interesse do internauta que se dispuser a buscar informação. De maneira rápida e prática o site oferece a melhor maneira de se manter atualizado sobre o que ocorre nos salões de dança brasileiro.
Mais Informações:

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Forró: O arrasta-pé que todo mundo sabe

Quem nunca arriscou um "dois-pra-cá, dois-pra-lá" que atire a primeira pedra. O forró é um dos ritmos mais populares da dança de salão. Essa dança brasileira, de origem nordestina, é conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, e forrobodó. No forró, vários ritmos musicais dessa região, como baião, o coco, a quadrilha, o trojão, o xaxado e o xote, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro, um zambumbeiro e um tocador de triângulo.
Existem duas versões para designar o termo forró. Há quem diga que vem de “for all” (em inglês “ para todos”), o que indicava o livre acesso aos bailes promovidos pelos ingleses que construíam ferrovias em Pernambuco no início do século; no entanto, há quem defenda a tese de que a palavra forró vem do termo africano “forrobodó”, que significa festa, bagunça. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia, possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés do índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e com o balançar dos quadris dos africanos. Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foi Luiz Gonzaga que fez o forró cair no gosto popular e ser o sucesso que é hoje. Após vencer o preconceito do diretor artístico da rádio, que o proibia até de usar as roupas típicas do caboclo nordestino e que seriam depois sua marca registrada. Os migrantes nordestinos também contribuíram para difundir esse ritmo, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para cada um de seus estilos. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
Aprenda alguns passos básicos:


Especialmente popular nas cidades brasileiras de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió e Recife, onde são promovidas grandes festas. Atualmente, o forró está novamente no auge do sucesso e vem conquistando adeptos entre os jovens e adolescentes de todo país. Esta procura por um ritmo que até pouco tempo, era visto com preconceito, está mais uma vez mudando “ a cara” do forró.

Mais Informações:

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dança Esportiva

A dança de salão de competição é conhecida no mundo todo como "Dancesport" ou "Ballroom Dance". Essas danças seguem passos restritos divididos em três níveis de aprendizado (bronze, prata, e ouro). Existem dez danças com estilo internacional e nove danças com estilo americano.

A dança esportiva se divide em duas seções: Danças Latinas – rumba, chachacha, paso doble, samba internacional e jive – e Danças Standards – valsa lenta, valsa vienense, slowfox, quickstep e tango internacional. Carla, graduada e mestre pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), explica que em razão de a dança de salão ser vista como arte, avaliá-la se torna muito subjetivo. “Na competição de dança esportiva, os critérios utilizados pelos juízes são objetivos como em qualquer esporte. Essa é uma diferença marcante que separa totalmente a dança de salão da esportiva.”


A dança esportiva ajuda a aumentar a resistência cardiovascular, incorporar uma postura adequada, e manter o equilíbrio no dia-a-dia. A idade para o início da participação em competições de dança esportiva é aproximadamente 13 anos para a menina e 15 para o menino.

Na Europa, essas competições são realizadas há quase um século, enquanto no Brasil, ainda são pouco conhecidas. Mas essa modalidade competitiva ganha cada vez mais adeptos. Programas de televisão têm ajudado nessa divulgação. É o caso de “Bailando por um sonho”, do SBT. CSC

Os comitês de dança de salão internacional estão constantemente fazendo pressão para incluir esse esporte nos jogos olímpicos de verão.

Mais Informações:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_de_sal%C3%A3o
  • http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2007/espaco76fev/0esportes.htm

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dirty Dancing - Ritmo quente

Dando prosseguimento a discussão anterior, os anos 80 trouxeram alguns grandes fenômenos que popularizaram e consolidaram de vez a dança de salão como ela é hoje. Em 1987, o filme Dirty Dancing colocou a dança de salão novamente na escada da fama. Patrick Swayze e Jennifer Grey fizeram a dança de salão voltar a ter seu charme com uma emocionante história de amor envolvendo um jovem professor de dança e uma adolescente sonhadora, ambientada em cenas que misturam romance e coreografias espetaculares. Embalados sob o ritmo da canção The time of my Life, trilha sonora oficial do casal apaixonado, o filme aborda a sensualidade e o ritmo quente que envolve a dança, assim como a visão preconceituosa da sociedade da época quanto a estilos de dança como esse. Um tremendo sucesso de bilheteria (com mais de 230 milhões de dólares arrecadados no mundo todo) e de locações em vídeo e DVD (bateu a casa dos 25 milhões de dólares), o filme conquistou uma audiência que até hoje se faz presente nas reprises de sessão da tarde.
Mais Informações:

domingo, 12 de outubro de 2008

Popularização da Dança

Esquecida desde a década de 70, com a "Era Disco", em que as pessoas passaram a dançar sozinhas em discotecas, a dança de salão ganhou força nos últimos dez anos. Impulsionada pela mídia, ela ressurge com força e ganha adeptos interessados em melhorar a forma física.
A popularidade da dança anda de mãos dadas com o surgimento repentino do assunto na telinha e na telona. Filmes recentes, como Vem dançar, Dança comigo? e Mad Hot Ballroom despertaram o interesse do jovem. O último, um documentário, aborda um programa social para crianças desprivilegiadas de Nova York, que usa a dança de salão para ensinar habilidades sociais.

Também existem os reality shows que contribuem na ascensão dessa modalidade de dança. A Dança dos Famosos, transmitida no Domingão do Faustão, pela Rede Globo, é a versão brasileira de um quadro espalhado por todos os cantos do mundo no qual famosos, em dupla com dançarinos profissionais, disputam uma competição de dança.
Para muitos jovens alemães, fazer festa não significa mais necessariamente ir a uma boate. Cada vez mais adolescentes se interessam por um passatempo que antes era associado à geração de seus avós. A ADTV(Associação Alemã de Escolas de Dança) aponta que outro motivo para o crescimento do interesse dos jovens é que as próprias escolas mudaram seu perfil. Hoje, as instituições se preocupam em atualizar seu repertório musical e oferecem um leque de atividades diversas, desde dança de videoclip até turmas unissex para casais gays. "As escolas perceberam que precisavam fazer mais para manter seus clientes. Agora elas parecem clubes: organizam festas, têm noites para jovens e oferecem workshops, levam os grupos para assistir a musicais", diz Kurz da ADTV.

Mais Informações:

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Salsa: O Tempero Picante da Dança

Pouco ou quase nada se tem escrito sobre as origens e a evolução da dança hoje conhecida como salsa. Uma das versões quanto à sua origem diz que derivou do danzón que era uma dança praticada em Cuba, com músicas fortes e melodia rica; outra diz que nasceu da mistura estilos praticados em Porto Rico influenciado pelos ritmos cubanos; já uma terceira versão diz que teria surgido em Nova Iorque, da mistura das Big Bands aos ritmos dos imigrantes cubanos e porto riquenhos. O nome Salsa se refere ao tempero, a algo picante, o que caracteriza efetivamente o ritmo. A Salsa cada vez mais se incorpora às danças tradicionais de Salão no Brasil mas teve seu auge na década de 60.

No final do século XVIII o homem tomava a mulher com a mão direita no centro das costas. Existia uma grande separação na zona pélvica e a aproximação se dava no torso, ambos dançando com as pernas semiflexionadas. Esta distância entre os pares se devia ao fato de que as jovens iam acompanhadas por suas famílias e era mal visto por todos o fato de os pares dançarem muito próximos. Ao dançar sempre se flexionavam os joelhos e com eles movia-se todo o corpo, sem deslizar (porque o chão era de terra). Por isso os pés se levantavam de forma exagerada. Conforme foi chegando às cidades do oriente, a maneira de se dançar o
son foi mudando. Os movimentos se tornavam mais suaves e a postura foi se assemelhando à do Danzon (embora menos rígida). O homem toma a mesma postura do son montuno, porém trocando a postura extremamente inclinada por uma mais moderada; além do mais, nas cidades podia-se arrastar os pés. Aqui o homem coloca a perna direita entre as da mulher, e o passo básico consiste em avançar e retroceder. Existe uma característica fundamental: o movimento da caixa torácica se inclinava para as laterais. No momento de pisar o pé direito o tórax se inclinava para a direita e ao pisar o esquerdo, se inclinava para a esquerda.
A salsa é um ritmo latino que mistura sensualidade e técnica. Á primeira vista pode parecer uma dança com passos complicados, mas é só conhecer um pouco e se entregar ao ritmo "caliente" que envolve seu corpo para descobrir o sabor desse tempero em sua vida.


Mais Informações:

domingo, 5 de outubro de 2008

Dança sem Preconceitos

Como foi dito no post anterior a dança de salão traz muitas vantagens à vida de quem a pratica. É uma atividade física que pode ser feita por pessoas de todas as idades e nunca sai de moda. Jovens, idosos, altos, magros, gordos, baixos e até deficientes físicos podem se beneficiar desse caráter multicultural da dança. Beto Campos, bailarino e professor em São Paulo diz que: “Minha aluna mais nova foi uma menininha de 5 anos e meu aluno mais velho foi um senhor de 95 anos”.
Homens e mulheres procuram a dança por motivos diferentes. Elas vão em busca de uma atividade prazerosa que possa aliviar as tensões. Eles geralmente vão arrastados pelas esposas e namoradas. Os solteiros freqüentam os cursos de dança para conhecer pessoas ou para perder a timidez.
Ainda existe o preconceito de que dança de salão é “coisa de velho” e de que alguns ritmos, tais como o
bolero, é “brega e careta”. De fato, a dança a dois, durante certo período, foi praticada em poucos lugares, quase sempre localizados em bairros de periferia das grandes cidades e no interior do país. Seus adeptos, geralmente com mais de quarenta anos de idade, eram vistos como conservadores e antiquados pela grande maioria jovem da população, amante dos vigorosos movimentos dos ritmos próprios das discotecas dos anos 60. A popularização da dança em casal pelos jovens só surgiu nos anos 80 com o sucesso internacional da lambada. Estes descobriram o prazer da dança a dois e começaram a se aproximar de outros ritmos.
Felizmente, conceitos equivocados como esses estão mudando. Ao freqüentar os salões de dança as pessoas conhecem e acabam se entregando ao prazer de dançar. O vídeo abaixo exemplifica toda a abordagem descrita aqui e reflete o quanto a dança é uma atividade democrática.




Mais Informações: